Como Fazer um Requeijão Caseiro


Aprenda agora Como Fazer um Requeijão Caseiro! Colocar em prática uma receita é perfeito para sempre saber o que está consumindo e ótimo para ter em mãos um ingrediente que precisar para aplicar em outras receitas.

Um ótimo exemplo disso é o requeijão caseiro. Ele, além de ser uma ótima opção para passar no pão ou em torradas, pode ser usado em diversas receitas. Além disso, um outro benefício de fazer o próprio requeijão caseiro é evitar de comprar um requeijão ultraprocessado.

Se você quer saber um pouco mais sobre como fazer um requeijão fácil na sua casa, continue lendo esse post e veja como é fácil!! Confira a seguir:

INGREDIENTES PARA FAZER UM REQUEIJÃO CASEIRO

  • 1 litro de leite integral
  • 25 gramas de manteiga ou margarina em temperatura ambiente
  • 2 colheres de sopa de caldo de um limão
  • Meia colher de chá de sal

MODO DE PREPARO DO REQUEIJÃO CASEIRO

O processo é muito simples, veja o passo a passo a seguir:

  • Em uma panela, coloque todo o leite e leve ao fogo alto. Assim que o leite ferver, separe meia xícara dele e desligue o fogo. Acrescente as duas colheres de sopa do suco de limão e misture.
  • Deixe o limão agindo no leite por cerca de cinco minutos. O leite vai talhar e formar vários grumos, com uma parte amarelada e outra branca.
  • Se o leite demorar a talhar, ligue novamente o fogo e deixe ferver. Misture um pouco mais e espere até talhar.
  • Pegue uma peneira e forre com um pano de algodão ou um filtro de papel. Debaixo da peneira, coloque uma tigela com um fundo grande.
  • Passe todo o leite talhado pela peneira com o filtro ou tecido de algodão e use uma colher para pressionar e fazer com que todo o soro do leite seja extraído.
  • Com o que ficou na peneira, leve para o liquidificador e misture o leite morno que foi reservado anteriormente, junto com o sal e a manteiga. Bata até que tudo fique uma mistura homogênea.
  • Coloque o requeijão em um pote de vidro e espere esfriar por completo até tampar o pote. Deixe na geladeira até que o requeijão fique firme (normalmente, leva cerca de duas horas).

VALIDADE DO REQUEIJÃO CASEIRO

É importante lembrar que, por ser um alimento livre de conservantes, o requeijão caseiro dura pouco tempo.

Você pode armazená-lo por até cinco dias dentro da geladeira em um pote de vidro bem fechado.

Você pode usar o requeijão caseiro em várias preparações ou simplesmente da forma mais comum: para passar na torrada, no pão ou no biscoito.

O requeijão se tornou muito popular não só aqui no Brasil mas em todo o mundo. Sua textura pode ser mais densa ou líquida, dependendo da temperatura que você armazena.

Além disso, você pode acrescentar algumas ervas à preparação, para mudar um pouco o sabor do requeijão caseiro e melhorar a receita. Mas isso pode variar de acordo com o gosto pessoal de cada um.

Teste essa receita do requeijão caseiro e se surpreenda!