Pãozinho de Tapioca


Pãozinho de Tapioca

Você já comeu pãozinho de tapioca? Sabe quais são os benefícios dele? Atualmente tem se tornado muito comum a busca por receitas sem glúten. Isso acontece pois muitas pessoas têm descoberto que o glúten é a causa das mais diversas doenças autoimunes e que isso acontece por uma intolerância do seu corpo à essa substância.

Porém, parar de consumir glúten não precisa significar abrir mão de coisas gostosas e saborosas, pois existem muitas receitas e muitas comidas que não vão a substância e que são verdadeiras maravilhas culinárias. Pensando nisso trouxemos hoje para você esse pãozinho de tapioca.

A tapioca é muito utilizada em algumas regiões do Brasil, e tem se popularizado cada vez mais, principalmente pela sua versatilidade. Além de não possuir glúten, ela pode ser utilizada em receitas doces ou salgadas, para os mais diversos fins. Na receita de hoje, ela é utilizada para esse pãozinho ideal para seu café da manhã ou da tarde. Ela é bem fácil de fazer, o pão fica pronto em cerca de 40 minutos, e rende, em média, 10 porções.

Ingredientes:

1 ovo

2 xícaras de chá de leite

4 colheres (sopa) de óleo

1 xícara de chá de tapioca granulada

150 g de parmesão ralado

2 colheres de sopa de polvilho doce

manteiga para untar

sal a gosto

Agora vamos ver o nosso modo de preparo:

  1. Em uma chaleira, coloque o leite, o óleo e o sal e leve ao fogo.
  2. Mexa constantemente, até chegar ao ponto de fervura.
  3. Em seguida desligue o fogo e jogue essa mistura em cima da tapioca granulada, em alguma vasilha onde você for preparar o seu pãozinho.
  4. Deixe a mistura esfriar.
  5. Acrescente em seguida o ovo, o parmesão (apenas 4 colheres) e o polvilho.
  6. Misture tudo muito bem dentro da vasilha.
  7. Quando estiver uma massa com todos os ingredientes bem incorporados faça pequenas bolinhas com a massa
  8. Passe as bolinhas pelo parmesão, uma a uma, e em seguida coloque em uma forma untada.
  9. Leve para assar em forno médio, o tempo aqui pode variar de acordo com o seu forno, mas ele deve ficar pronto em uns 30 minutos.
  10. Pronto, agora é só comer.

A nossa dica é fazer esse pãozinho mais ou menos do tamanho de um pão de queijo. Assim você pode comer vários, do jeito que quiser. É possível cortar eles ao meio e rechear depois de pronto, por exemplo com requeijão. Ou passar uma manteiga por cima na hora de comer.

O limite aqui não existe, faça a sua própria combinação e depois volta aqui e nos deixe um comentário falando como foi que você comer esse pãozinho de tapioca.

Veja também:

Frango Xadrez

5/5 - (1 vote)