Pão Caseiro macio da vovó


Pão Caseiro

Todo mundo gosta de um pão caseiro quentinho, e está na sua vez de aprender a fazer um.

Eu tenho lembranças muito fortes de quando eu ia à casa da minha avó e ela tinha pão pronto a qualquer dia. Eu gostava daqueles pães. Sempre que ganho um, eu fico sorridente, pois, eu sempre gostei muito de pães.

Você sabia que os pães acompanham a civilização? O trigo é uma das plantas que fizeram com que nós virássemos sedentários e não fossemos nômades. Desde então o trigo virou algo muito importante na nossa alimentação, e posteriormente o pão. O alimento que conhecemos hoje passou por milhares de anos de evolução na sua receita, e é um dos alimentos mais produzidos pelo mundo. Cada lugar do mundo tem um tipo de pão e todos eles têm a mesma raiz.

Os pães são retratados em filmes, jogos e livros de época e isso apenas evidencia que o pão acompanha a nossa história.

Sabendo disso, acredito que não tem mais o que falar desse alimento histórico a não ser ensinar sobre a receita que trouxéssemos para você.

Ingredientes

Esse será o melhor pão que existirá! Pois, ele será feito por você. Tudo o que você precisa, para fazer que o seu fique como o pão caseiro macio da vovó é de: farinha de trigo, leite, água, óleo, açúcar, sal, ovos e fermento biológico.

Fazer um pão pode parecer um pouco complicado, mas cada etapa vale a pena, dado que você estará fazendo tudo o que muita gente já fez no passado. Além de que o pãozinho quente é uma iguaria sem igual. Sabendo disso, vamos à lista de ingredientes.

  •             1 kg de farinha de trigo aproximadamente
               
  •             1 e 1/2 xícara de leite morno (aprox. 400 ml)
               
  •             1/2 xícara de água morna
               
  •             1/2 xícara de óleo (aprox. 100 ml)
               
  •             4 colheres (sopa) de açúcar (aprox. 200 g)
               
  •             1 colher (sopa) de sal
               
  •             2 ovos
               
  •             30 g de fermento biológico fresco ou 10 g de fermento biológico   seco

Modo de preparo

Dividiremos esse processo em cinco etapas que vão facilitar na hora de fazer a nossa massa.

Primeiro: tenha uma tigela à sua disposição e dentro dela dissolva o fermento com o açúcar, após ter dissolvido acrescente o sal, os ingredientes líquidos, os dois ovos e misture bem todos os ingredientes.

Segundo: tendo adicionado e misturado os ingredientes anteriores, aos poucos adicione farinha de trigo até formar uma massa macia. Quando a massa estiver pronta, sove bem a massa. Quando tiver sovado, deixe a massa descansar por uma hora.

Terceiro: Por conta do fermento a massa crescerá e após ter crescido, divida a massa e a enrole como achar melhor. Quando já tiver enrolado a massa, coloque nas formas e deixe descansar mais uma vez para que outra vez a massa dobre o volume.

Quarto: quando a massa atingir o tamanho esperado leve até o fogo que foi pré-aquecido em 200°C, por meia hora.

Quinto: logo após que estiver pronto, pincele o pão com leite para que a massa fique mole e bem macia.

Está pronto o seu pão caseiro macio da vovó. Agora, quando a sua avó for na sua casa te visitar você poderá surpreendê-la com o seu pão macio.

Gostou dessa receita? Deixe nos comentários o que você achou dessa receita. Quer aprender mais receitas? Que tal aprender essas aqui? Pão de rosca, pudim de pão, bolinho de chuva, carne moída, doce de banana, doce de leite.

Veja também:

Incrível e deliciosa lasanha fácil da Nona