Panetone caseiro do vovô


Panetone caseiro

Hoje é um dos dias de fazer guloseima. Vamos aprender a fazer um panetone caseiro.

O panetone é um pão doce com frutas cristalizadas, muito presente nas vésperas natalinas. Este pão doce tem muitas lendas que contam sua criação, uma delas, conta a história de um padeiro chamado Toni.

Conheça a curiosa história

Toni era padeiro em Milão na Itália, a lenda fala sobre Toni ter criado a massa para que ele pudesse se casar com a sua amada, e assim usaria da massa para impressionar o seu pai, que era o seu patrão. O pão doce ganhou tanta fama que os clientes do estabelecimento pediam por Pani de Toni, que mais tarde passou a ser chamado e Panettón e depois ganhou fama de chamar-se Panettone.

Outra lenda fala que foi criado por um servo da corte de Ludovico, o Mouro, em uma época próxima do natal. O rei iria dar um banquete, contudo, o prato principal queimou. Então Antônio que estava na cozinha da corte, se obrigou a servir o que havia preparado para que pudesse ter algo que comer em casa. O pão foi tão bem recebido que recebeu o nome de Pane di Toni.

A terceira, vai falar que a receita foi inventada no século III e a princípio tinha forma de um pão grande.

Quantas vezes você já comeu um desses? Nas minhas contas, eu comi um por ano da vida que tenho. Esse pão marcou muitas partes da minha vida.

Quando eu estava vindo da minha cidade natal para a que moro hoje, eu era muito criancinha e tinha por volta de uns três anos, e dentro do ônibus e comemos este pão a viagem inteira.

Todos temos lembranças com um panetone, e costumam ser no final do ano. Para trazermos as boas memórias à tona, vamos fazer o panetone caseiro do vovô. Para isso precisaremos de: açúcar, leite em pó, farinha de trigo, manteiga, essência de panetone, água e uvas-passas.

Vamos à lista de ingredientes:

Ingredientes: esponja

  • 15g de Fermento Biológico fresco (não substitua por outro)
  • 3 colheres (sopa) de farinha de Trigo (sem fermento)
  • 3 colheres (sopa) de água

Ingredientes: massa

  • 4 colheres (sopa) de açúcar
  • 3 colheres (sopa) de leite em Pó
  • 2 xícaras (chá) de farinha de Trigo
  • 60g de manteiga em temperatura ambiente (5 colheres de sopa)
  • 1 colher (chá) de essência de panetone
  • 4 colheres (sopa) de água
  • 3 gemas
  • 1/2 xícara (chá) de frutas cristalizadas e uvas-passas

Tendo esses ingredientes à sua disposição, vamos ao modo de preparo.

Modo de preparo: Esponja

Numa tigela amasse o fermento e coloque água e farinha de trigo. Misture bem os dois e cubra com plástico filme.

Modo de preparo: massa

Em uma tigela, coloque a farinha, manteiga, leite em pó, açúcar, essência de panetone, gemas e água junto do sal. Misture tudo e em seguida adicione a esponja que ficou reservada.

Com o auxílio de uma espátula mexa a massa e a amasse conforme for mexendo. Após isso comece a trabalhar a massa com as mãos, isso leva por volta de quinze minutos ou até que fique lisa. Abra a massa em uma bancada e coloque frutas cristalizadas e as uvas-passas, trabalhe mais a massa para que as frutas se espalhem.

Faça uma bola numa forma de 500g, reserve a massa por uma hora com forno. Passado esse tempo de descanso. Coloque a sua massa em um forno pré-aquecido em 180 °C por volta de quarenta e cinco minutos. Após tirar, deixe esfriar.

Teu panetone está pronto, agora só servir e aproveitar o delicioso panetone. Deixe nos comentários a sua experiência e conheça também o Macarrão de forno, o arroz frito. Também temos chocolate quente para você começar seu dia bem.

Veja também mais uma deliciosa receita se natal:

Delicioso Pão de Caqui de Natal