Badejo com pistache


Badejo com pistache

Em casa na hora do jantar com a família, num momento romântico ou com os amigos, o jantar é o momento ideal para relaxar e conversar depois de um dia de trabalho, é claro acompanhado de uma bela refeição. Nossa sugestão é um Badejo com pistache, uma refeição leve e saborosa adequada para o horário. É um prato fácil de fazer, mas que é irresistível, que vai transformar o seu jantar num momento especial.

Então, vamos ao que você vai precisar:

600 g de badejo, ou outro peixe. Ele precisa estar em um único pedaço, e já estar limpo

1 caixinha (ou equivalente) de Creme de Leite

1 col. (sopa) de limão espremido

Alho amassado (quantidade equivalente a 1)

1 pitada de pimenta síria (ou pimenta branca)

1 col. (chá) de sal

4 col. (sopa) de pistaches picados

1 col.  (sopa) de azeite

Modo de preparo:

Um dos pontos principais do peixe é a limpeza: ele precisa estar limpo e higienizado corretamente, quando você for comprar, mesmo assim lave-o em água corrente, isso é importante. Hora de secar o peixe, muito bem seco.

Coloque o peixe de sua escolha em um recipiente e tempere com o Creme de Leite.

O limão espremido, o alho espremido, e os outros temperos, como a pimenta síria e o sal.

Deixe-o marinar para pegar bem o sabor do tempero.

Depois coloque em uma assadeira pequena untada com azeite

Despeje o creme feito como tempero sobre todo o peixe.

Descasque os pistaches e pique-os grosseiramente, em seguida polvilhe o pistache sobre o peixe, regue com o azeite e leve ao forno médio (180°C), pré-aquecido, por uma meia hora.

O peixe precisa estar levemente dourado na superfície ( ele tem que ficar branco e firme, e muito cuidado para não deixar ele passar do ponto).

Sirva.

Dicas

Se preferir, para adiantar, é possível deixar tudo pronto um dia antes. É só guardar o peixe na geladeira e assar pouco antes da hora de servir.

Esta receita que te mostramos hoje pode ser feita com qualquer peixe branco. Entre as opções disponíveis temos: badejo, linguado, namorado, pescada e outros. Escolhemos o badejo por ser um peixe muito apreciado.

A outra substituição que pode ser feita é da crosta de pistache. Você pode trocar por amêndoa, de pinole, de castanhas do pará ou de cajú e até um mix de castanhas. Assim, sempre que você quiser, pode variar o preparo de peixes e deixar o cardápio diferente.

Este é um prato delicioso, rápido e fácil de preparar, que vai tornar o seu jantar em um momento especial, ele combina bem com diferentes acompanhamentos, como salada de folhas, legumes assados, um purê de mandioquinha ou com arroz branco.

Veja também:

Quiche Especial de Abobrinha